top
top
top
top

Conheça mais sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis

Por incrível que pareça, por motivos diversos, poucas pessoas sabem disso.
 
Gonorreia: Esta é a mais comum das DST. Sua principal característica é, entre 2 a 8 dias após a relação sexual, o homem ou a mulher senti ardência e dificuldade em urinar. Às vezes, pode-se notar um corrimento amarelado ou esverdeado – até mesmo com sangue – que sai do canal da urina. Nesta, a doença é de mais difícil reconhecimento já que, manifesta-se de forma assintomática. Caso não seja tratada pode provocar esterilidade, atacar o sistema nervoso (causando meningite), afetar os ossos e até o coração.
 
Candidíase: Na mulher caracteriza-se, pelo surgimento de corrimento de cor branca e sem cheiro, acompanhado de coceiras nos órgãos sexuais e ardência ao urinar; no homem, pode causar vermelhidão e coceira no pênis, além de ardência ao urinar. Em ambos, pode ocorrer infecção urinária.
 
Tricomoníase: Seus principais sintomas são corrimento amarelo-esverdeado, com mau cheiro, dor durante o ato sexual, ardência, dificuldade para urinar. Na mulher, a doença pode também se localizar em partes internas do corpo.
 
Sífilis: Manifesta-se com uma pequena ferida nos órgão sexual, com ínguas nas virilhas, surgidas entre a 2a ou 3a semana após relação sexual. A ferida e as ínguas não doem, desaparecendo após algum tempo, dando à pessoa a falsa impressão de estar curada. No entanto, isto não acontece: meses depois aparecem manchas em diversas partes do corpo, inclusive palmas das mãos e solas dos pés, que desaparecem, mas a pessoa continua doente. Caso não ocorra o tratamento, a doença fica estacionada por meses ou anos até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral, problemas cardíacos e, até mesmo, risco de morte. Ressalte-se que a sífilis pode ser também por transfusão sanguínea.
 
Caso a mulher esteja grávida com sífilis e não faça o tratamento, sua criança pode contrair a doença e apresentar doenças sérias ao nascer. É importante que no início da gravidez a mulher realize os exames solicitados no pré-natal, possibilitando assim o tratamento em caso positivo.
 
Cancro Mole: Popularmente conhecido como "cavalo", manifesta-se e 2 a 5 dias após a relação sexual. No início, surgem uma ou mais feridas pequenas, com pus, formando uma ferida úmida e bastante dolorosa, que se espalha e aumenta de tamanho. A seguir surgem outras feridas em volta da primeira. Após a 2a semana do início da doença pode aparecer uma íngua na virilha, dolorosa que pode abrir e expelir pus. Nos homens, em geral as feridas localizam-se na ponta do pênis; na mulher, na parte externa do órgão sexual e no ânus, mais raramente na vagina, ressalta-se que a ferida provoca dor na relação sexual e ao evacuar.
 
Herpes Genital: Em seu início manifesta-se, por pequenas bolhas localizadas principalmente na parte externa da vagina e na ponta do pênis, que podem arder e causam coceira intensa. As feridas desaparecem por si. Após algum tempo reaparecem no mesmo local, com os mesmos sintomas. Enquanto persistirem as bolhas e feridas, a pessoa infectada estará transmitindo a doença.
 
As DST, em sua maioria, podem ser curadas mediante o tratamento adequado. Se você ou seu parceiro observarem algum desses sintomas, procurem ajuda médica.
 
Sexo seguro é sexo sem medo e fonte de saúde e prazer.


Flora intestinal

A palavra “Detox” deveria ter significados diferentes para cada uma das pessoas, mas hoje a tradução simultânea deste conjunto de letras é: suco verde.
 
Ao navegar na internet, o objetivo das pessoas é encontrar combinações que promovam uma limpeza no organismo, mas o que elas encontram são receitas que, em suma, sugerem consumir ‘saladas’ em forma de milk-shakes.
 
Meu palpite é que os elaboradores destas “alquimias naturebas” se aproveitam de um fato estatístico: 75,9% dos brasileiros não consomem a quantidade diária ideal de frutas e hortaliças. São os dados nacionais do programa de vigilância e monitoramento do Ministério da Saúde.
 
Então, pensa comigo. É muito mais fácil sugerir, para quem nem imagina como é um chuchu ou um alho-poro in natura, que a mistura entre estes ingredientes com 500 ml de água rende uma faxina milagrosa no corpo.
 
Dr. Roberto Franco do Amaral Neto, nosso médico consultor e estudioso da nutrologia, não tem nenhuma antipatia ao suco verde. Mas frequentemente questiona a efetividade do seu uso exclusivo como uma espécie de operador de milagres.
 
“Será mesmo possível desintoxicar um organismo consumindo estes sucos e permanecer com hábitos nocivos do tipo tomar refrigerante diariamente? ” - questiona ele.
 
Qual é o ponto trazido por Dr. Roberto: se você chegou até aqui com a sensação de que vive em um corpo intoxicado, é preciso rever o conjunto de fatores que te faz viver assim.
 
Dr. Roberto vai além: muitas pessoas podem viver em situação de intoxicação alimentar sem se dar conta de que sintomas como enxaquecas, dores em geral, cansaço e irritabilidade podem ser – justamente - as sequelas crônicas de um organismo intoxicado.
 
E, nestes casos, o suco verde pode até ser um bom ponto de partida. Mas sozinho não vai promover o verdadeiro Detox.
 
O que fazer?
 
A fama dos sucos verdes no conceito Detox não é aleatória, e tem seu fundamento.
 
Provavelmente o guia para chegar às receitas foi o plano de alimentação Detox (Detox Food Plan) elaborado pelo conceituado Institute for Functional Medicine, que é o Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
 
A alimentação, explica Dr. Roberto, é uma das formas mais eficientes de ajudar no processo de desintoxicação. E um dos motivos é a função anti-inflamatória desempenhada por alguns nutrientes.

Além disso, a combinação em equilíbrio das vitaminas e minerais promove a ampliação do desempenho dos órgãos. Em alguns casos muito mais do que isso. Garantem o bom funcionamento de todo o sistema corporal.
  
O cérebro é afetado diretamente por este padrão alimentar protetor.

As pesquisas científicas já endossam que as vitaminas do Complexo B e os nutrientes anti-inflamatórios como as gorduras poli insaturadas Ômega 3 são protetores da memória, da concentração e da capacidade de raciocínio, além de terapêuticas para as intoxicações.
 
E a fama do suco verde nisso tudo?
 
Então... Em geral, a maior parte dos legumes e hortaliças esverdeados – espinafre, brócolis, couve de Bruxelas e couve – são desintoxicantes, ricos em vitamina B 12 e ácido fólico, e têm efeitos protetores já descritos em importantes publicações científicas como o Journal of Pain.


Além do suco
 
Mas o guia para desintoxicar o corpo elaborado pelo Instituto de Medicina Funcional vai muito além dos verdes da família B.
 
Para o Detox Food Plan, a dica prática é dividir o processo de desintoxicação em 02 etapas.
 
A 1ª, em curto prazo, propõe a remoção total dos produtos alimentícios que disparam os gatilhos da intoxicação.
 
A 2ª, fase é a introdução permanente de nutrientes e comidas que ajudam o corpo a permanecer desintoxicado.
 
Além das frutas e hortaliça, o guia sugere o consumo das chamadas proteínas de alta qualidade (ovo, soja, carnes magras, aves, frutos do mar e nozes são exemplos), como um dos pilares da desintoxicação.
 
Também há o incentivo do consumo prioritário dos produtos orgânicos, para diminuir a ingestão de pesticidas.
 
Dicas de ouro
 
Ok. Eu falei em alimentos orgânicos. Pronto. Você nem terminou a frase e já está com o pensamento de que “é impossível”.
 
Sei das dificuldades agregadas pelo preço e pela própria oferta da alimentação genuinamente orgânica, mas Dr. Roberto me deu dicas que podem fazer toda a diferença.
 
Dica 1: para cumprir o verdadeiro Detox, faça as compras alimentares regidos pelo ‘princípio da fazenda’.
 
“A orientação é adquirir produtos, mesmo nas prateleiras dos supermercados, que estariam disponíveis caso você morasse em uma fazenda. Isso é a base da comida de verdade”, afirma Dr. Roberto. “Caso opte por alimentos em caixas ou latas, leia os rótulos. Se contiverem substâncias conseguidas apenas via laboratório, ou ainda, caso os nomes indiquem produtos que você nem imagina o que são, descarte esta opção."
 
Dica 2: Se por um lado os alimentos ‘verdes naturais’ são famosos por serem amigos do Detox, por outro, os inimigos também já são conhecidos.
 
“Cada pessoa pode reagir de formas diferentes com os alimentos. O que pode ser tóxico para mim, pode não ser para você. Mas, em geral, açúcar, aspartame, sucralose, frutose industrializada, glúten, caseína, lactose  e conservantes são intoxicantes  para a muita gente ”, orienta Dr. Roberto.
 
Quando dizemos intoxicantes, estamos querendo dizer que aquele nutriente pode alterar a flora intestinal e causar um processo inflamatório no intestino, facilitando a passagem de “auto anticorpos” para a circulação sanguínea.
 
“Este processo é chamado de alteração da permeabilidade intestinal. Ao longo do tempo, os “auto anticorpos” podem desencadear, desde sintomas como enxaqueca e outras dores crônicas, até doenças auto imunes como por exemplo tireoidite de Haschimoto – um tipo de hipotireoidismo bem comum nos dias de hoje”, completa o nosso consultor. 
 
Anotou?
 
Para finalizar nosso encontro de hoje, trago ainda uma lista com 08 nutrientes e comidas que ajudam na manutenção da desintoxicação.
 
Todos sugeridos pelo Instituto de Medicina Funcional como extremamente importantes na “hora da faxina”.
 
1) Vitamina B2: soja, espinafre, cogumelos, ovos, aspargos, amêndoas.
 
2) Niacina (vitamina B3): atum, frango, peru, salmão, cordeiro, carne, sardinha, arroz integral.
 
3) Piridoxina (vitamina B6): batata-doce, sementes de girassol, banana.
 
4) Ácido fólico: Lentilhas, feijão, grão de bico, feijão preto, feijão branco, nabo, brócolis.
 
5) A vitamina B12: sardinha, atum, bacalhau, carne de cordeiro.
 
6) Glutationa: abacate, alho, frutas cítricas.
 
7) Flavonoides: maçãs, damascos, peras, framboesas, morangos, feijão preto, repolho, cebola, salsa, feijão, tomates.
 
8) Zinco: carne bovina, cordeiro, sementes de gergelim, sementes de abóbora, lentilhas, grão de bico, castanhas de caju, quinoa. 


Higiene bucal.

Cuidar da higiene bucal é uma tarefa relativamente simples, mas mesmo assim acabamos cometendo erros que colocam em risco a nossa saúde, de uma maneira geral. A revista Time falou recentemente a respeito desses equívocos, e nós resolvemos dividir algumas descobertas interessantes com você. Confira:

1 – Escovar os dentes enquanto faz outras coisas

Tudo bem, você é aquela pessoa capaz de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Parabéns por isso. Na hora de escovar os dentes, no entanto, o bom mesmo é manter o foco apenas nessa atividade, de preferência no banheiro em frente ao espelho, para garantir que todos os dentes serão escovados do jeito certo. Ninguém faz um trabalho bem-feito quando está distraído.

2 – Limpar a escova de dente exageradamente

Você já deve ter ouvido por aí que escovas de dente são entupidas de bactérias. E você também já deve ter aprendido receitas milagrosas para se livrar do problema: lavar a escova na máquina de lavar louça, deixá-la tostando no micro-ondas, de molho em água quente, e por aí vai. Sabe o que essas medidas fazem? Elas estragam a sua escova, e uma escova estragada não limpa bem os dentes.
A boa notícia é que nunca ninguém ficou doente por causa das bactérias de uma escova de dente. O ideal mesmo é lavar o objeto com água corrente, sempre após o uso, deixar as cerdas secas e a escova em um ambiente arejado, sem contato com mais nada. Além do mais, o bom senso é sempre indicado: escovas de dente têm prazos de validade, e é fundamental que você substitua a sua velha por uma nova de tempos em tempos.

3 – Consultar a internet em vez do dentista

A internet é um mar de informações e dicas para tudo o que se pode imaginar, inclusive para deixar os dentes mais brancos e saudáveis. Acontece que qualquer pessoa pode criar um site e publicar as dicas que quiser, mesmo sem autoridade alguma sobre o assunto. Antes de testar gororobas caseiras que você encontra na internet, pergunte ao seu dentista o que ele pensa sobre isso.

4 – Guardar sua escova de dente molhada em um lugar fechado

Se você almoça fora de casa e escova os dentes em um banheiro do trabalho ou da escola que frequenta, possivelmente guarda a escova em um estojo, ainda que ela não esteja completamente seca. Se possível, deixe sua escova em um lugar arejado, afinal bactérias e fungos adoram ambientes úmidos. Capinhas de escova e estojos devem ser usados somente para o transporte do item.

5 – Escovar os dentes depois de beber suco de laranja

Muitas pessoas tomam suco de laranja pela manhã, igual ao que acontece nas novelas. Em seguida, como querem sair de casa com um hálito fresco, escovam os dentes e nem fazem ideia de que estão perdendo o esmalte natural dos ditos cujos. De acordo com a dentista Dra. Alice Lee, que foi entrevistada pela equipe da Time, antes de escovar os dentes é preciso neutralizar a região da boca bebendo um pouco de leite ou água – se possível, basta esperar 30 minutos para então escovar os dentes.

6 – Não levar o bruxismo a sério

O bruxismo é basicamente o ranger de dentes contínuo, que se manifesta involuntariamente. Se você já percebeu que a todo o momento está rangendo os dentes, procure um dentista. Casos mais sérios de bruxismo provocam enxaquecas, perda dental, problemas de mordida e, inclusive, mudança na aparência facial. Se alguém já disse a você que seus dentes continuam a ranger mesmo enquanto você está dormindo, não deixe de marcar uma consulta com o seu dentista.

7 – Fumar

O cigarro é um péssimo companheiro, e, se você ainda fuma, temos mais um motivo para convencê-lo a largar de vez os seus rolinhos de nicotina: o tabaco é um dos maiores causadores de doenças bucais, incluindo retração de gengiva e perda óssea e dental.

8 – Usar palitos de dente com frequência

De vez em quando, para retirar alguma coisinha que ficou presa entre os dentes, tudo bem. O problema é que algumas pessoas acreditam que palitos de dente substituem o fio dental, quando isso nunca foi verdade. Os palitinhos também podem machucar pessoas que têm gengivas mais sensíveis. Fique esperto!

9 – Não ir ao dentista

É lógico que dentistas vão dizer que é errado não ir ao dentista, mas, considerando que esses profissionais são pessoas que estudaram a saúde bucal de ponta a ponta, deveríamos dar um voto de confiança a eles.
A dentista Dra. Alison Newgard explica que ignorar a necessidade de visitar esse profissional é um círculo vicioso: as pessoas ficam anos sem ir ao dentista e, quando vão, precisam realizar diversos procedimentos que – adivinha só – fazem com que elas odeiem tanto a cadeira do dentista que acabam passando mais longos anos longe dela. O ideal é ir ao dentista a cada seis meses.

10 – Abusar dos clareadores dentais

A obsessão por dentes cada vez mais brancos faz com que muitas pessoas abusem dos clareadores. O que muita gente não sabe é que esses produtos comprometem o esmalte dos dentes e deixam sua boca muito mais sensível. Ironicamente, quando o esmalte dos dentes vai embora, eles ficam mais escuros, e não mais claros. Ou seja...

11 – Não ter o hábito de beber água

Se você ingerir pelo menos dois litros de água por dia, já pode dizer que está fazendo uma coisa ótima pelo seu corpo. Não beber água é tão ruim que afeta até mesmo a sua saúde bucal: parece bizarro, mas o simples ato de inundar sua boca com água de tempos em tempos pode deixar seus dentes mais fortes. Além do mais, a água ajuda a limpar o seu sorriso, removendo vestígios de ácidos e açúcares.

12 – Não ingerir cálcio e vitamina D

Vitaminas e minerais não são necessários apenas para a construção de um corpo saudável, mas para a manutenção de força e da densidade de nossos ossos e dentes. O cálcio pode ser encontrado em leite e derivados, aveia, ovos, brócolis, amêndoas e em muitos outros alimentos.
A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como leite, ovos, manteiga e peixes – além disso, o sol é também uma fonte dessa vitamina, e a recomendação é a de que sejam realizados três banhos de sol por semana, de aproximadamente 15 minutos, antes das 10h da manhã.

13 – Consumir sucos em excesso

Mesmo que o suco seja natural e repleto de vitaminas, não se deve consumir essa bebida em grandes quantidades, como se fosse água. A verdade é que sucos são, para a sua boca, um banho de ácidos corrosivos e de açúcar. O jeito é tomar água depois de ingerir esses sucos e, sempre que possível, escovar os dentes.

14 – Usar escova de dente de cerdas duras demais

Da mesma forma que palitos de dente machucam suas gengivas, escovas com cerdas muito duras também não são uma boa ideia. De novo, quem fica em risco, além da gengiva, é o esmalte dos dentes, afinal objetos duros danificam a superfície dos dentes. Dra. Lee recomenda o uso de escovas de cerdas macias.

15 – Beber refrigerante

Um estudo feito em 2013 avaliou a saúde bucal de um voluntário que não apenas tinha uma higiene bucal abaixo do ideal como bebia cerca de dois litros de refrigerante por dia. A conclusão? A bebida extremamente popular pode causar os mesmos danos aos dentes do que a metanfetamina.
Na verdade, bebidas ácidas provocam corrosão dental. Nesse sentido, é bom evitar o consumo de refrigerantes normais e sem açúcar e, inclusive, de bebidas isotônicas.

***

Logicamente, é difícil cortar todos os hábitos que acabam prejudicando a nossa saúde de uma forma ou de outra. Ainda assim, é interessante saber que hábitos são esses e que malefícios eles podem causar, especialmente se você pretende ter uma rotina de vida mais saudável.


Alerta aos veículos automotivos.

Possuir um carro é muito bom, não? A liberdade de ir e vir de estar com uma maior sensação de conforto diante do trânsito e engarrafamento das grandes cidades, de poder ir aonde quiser a qualquer instante... enfim, um universo de coisas positivas. Contudo, ter um carro custa caro.
Assim como o ditado “Ter um carro é outra família” diz, um veículo custa caro. Manutenção, seguro, impostos, combustível e uma série de outros gastos. Contudo, se planejar direitinho dá para fazer tudo e ainda não ficar com a conta negativa. Por isso, a BemMaisSeguro, corretora que oferece seguro para carros com valor mais baixo que o mercado, preparou um infográfico que vai ajudar a colocar tudo na ponta do lápis e poder organizar melhor. 
Quanto o seu carro custa por ano? [infográfico]

6 veículos voadores para 'fugir de vez do trânsito'




Drama impotas por tragédias.

Sucesso, dinheiro, fãs, uma rotina observada e registrada diariamente. Sonho de muitos, a fama já colocou um ponto final na vida de alguns famosos, que foram mortos por fãs obcecados ou perseguições de paparazzis. 
Não é possível afirmar que mortes causadas por abuso de drogas e álcool foram motivadas pela fama, mas, em alguns casos, a exposição e a pressão podem ter contribuído para o uso excessivo dessas substâncias, como é o caso da cantora Amy Winehouse. Não são incluídos os que perderam a vida em acidentes de carro ou avião, já que tais fatalidades poderiam ocorrer a qualquer pessoa a caminho do trabalho.

1. Os paparazzis e a ponte

Diana Frances Spencer ganhou fama após o seu casamento com o príncipe de Gales, se tornando a Princesa Diana — ou, simplesmente, Lady Di. Diana era uma das mulheres mais famosas do mundo, ícone de beleza e elegância, exemplo por seu trabalho de caridade e na luta contra a AIDS. 
Em 31 de agosto de 1997, Diana estava com o namorado Dodi al-Fayed, um segurança e o motorista quando, após uma perseguição de paparazzis, o carro deles, uma Mercedes-Benz S280 Sedan, bateu fortemente no 13° pilar do túnel da Ponte de l'Alma, em Paris, França. Três ocupantes morreram, salvando-se apenas o guarda-costas de Fayed, Trevor Rees-Jones.
O velório de Diana, em 6 de setembro, foi assistido por aproximadamente 2 bilhões de pessoas. Até hoje, ainda há especulações sobre a veracidade do acidente. 

2. O declínio que levou ao suicídio

Jonathan Brandis era ator, diretor e roteirista. Ficou conhecido por seus personagens Lucas Wolenczak, da série SeaQuest DSV, e Bastian Bux, do filme “A História Sem Fim II: o Próximo Capítulo”. 
Em 12 de Novembro de 2003, Jonathan foi enviado às pressas para um hospital após tentar se enforcar no apartamento em que morava. No dia seguinte, ele não resistiu aos ferimentos e morreu aos 27 anos. 
Tatyana Ali, atriz e colega de Jonathan, deu a seguinte declaração sobre a morte do ator: "Você aparece em capas de revistas durante anos. Quando isso para de acontecer, qual é a sua identidade?".

3. Assassinada pela presidente do fã clube

Selena Quintanilla-Pérez foi uma das principais cantoras latinas, sendo considerada Rainha da música texana. Na década de 90, foi premiada pela Billboard como a "Melhor artista latina" e a "Melhor artista da música latina na década".
Em 1995, após reclamações de inúmeros fãs, Selena e seu pai descobriram que a presidente de seu fã-clube, Yolanda Saldívar, estaria desviando dinheiro. Como Selena presava pela amizade e pelo trabalho feito anteriormente por Yolanda, combinou um encontro com ela em um hotel para conversarem. 
Yolanda Saldívar, presidente do fã-clube de Selena

Em 31 de março do mesmo ano, as duas se encontraram no hotel Days Inn, no Texas. Sem mais desculpas a inventar sobre o desvio de dinheiro, Yolanda tirou uma arma da bolsa e, a princípio, ameaçou cometer suicídio. Logo depois, apontou a arma para Selena, que, ao virar para fugir, foi atingida por um tiro no ombro. A bala perfurou uma artéria ligada ao coração, fazendo com que a cantora perdesse muito sangue. Às 13h, Selena morreu de hemorragia e parada cardiorrespiratória com apenas 23 anos de idade. Cerca de 60 mil fãs acompanharam seu funeral. 

4. Tiroteio durante o show

Dimebag Darrell foi o guitarrista das bandas de heavy metal Pantera, Damageplan e Rebel Meets Rebel. Ele morreu em 8 de dezembro de 2004, durante um show da banda Damageplan em Columbus, Ohio.
Durante a apresentação, Nathan Gale, de 25 anos, subiu ao palco e fez a seguinte declaração: "Você acabou com o Pantera. Você arruinou a minha vida. E quanto a Phil [Anselmo]? Ele precisa de dinheiro para comprar heroína." Phil era o vocalista da banda Pantera.
Em seguida, Nathan Gale atirou cinco vezes em Dimebag. Outras três pessoas morreram ao subir no palco para defender o guitarrista. Nathan ainda pegou uma pessoa do público como refém, mas foi morto logo em seguida por um policial. 

5. O Apanhador no Campo de Centeio

John Lennon foi um dos fundadores da icônica banda The Beatles, sendo um dos maiores compositores do Século XX. Em 8 de dezembro de 1980, quando voltava para o seu apartamento, em frente ao Central Park, John foi parado por Mark David Chapman, que se dizia fã da banda. Mark então disparou 5 tiros, dos quais 4 atingiram John. Mesmo sendo levando rapidamente ao hospital, ele não resistiu e morreu. 
O assassino continuou no local, segurando uma edição do livro “O Apanhador no Campo de Centeio”, alegando que a publicação teria uma mensagem para que ele matasse John Lennon. Posteriormente, Mark disse que cometeu o crime devido a declarações feitas por John, como a de que era mais popular que Cristo. 
John Lennon e Mark David Chapman antes do assassinato

6. O fim do presidente 

Eleito na década de 60, John F. Kennedy foi o segundo presidente mais jovem dos Estados Unidos, cujo mandato seria de 1961 a 1966.
Em 22 de novembro de 1963, 12h30, do sexto andar de um depósito de livros, Lee Harvey Oswald disparou contraa comitiva do Presidente Kennedy, acertando-o com a sua carabina italiana, calibre 6.5 mm. O corpo de Kennedy foi transferido para Washington, D.C. e velado na segunda-feira, dia 25.